sexta-feira, 8 de julho de 2016

Crítica: Vídeo do Objeto Interativo

O vídeo do aluno Pedro Rodrigues consegue atender à proposta de mostrar o funcionamento do "Abraçador Musical". Apesar do nome ser bastante sugestivo, o que facilita o atendimento à proposta do vídeo, o potencial do objeto poderia ter sido mais explorado, de forma a demonstrar melhor o efeito que ele causa nas pessoas.

Objeto Interativo


Vídeo da Intervenção - LIBRA


Sketch Up Sensitivo Coletivo


Representações do local da Intervenção (Mezanino EA)





Performance de Apropriação do Espaço


Rede de Implicações


Formas de apropriação do espaço

Parkour

Parkour é uma prática que foi popularizada e formalizada pelo frânces David Belle. O esporte consiste em deslocar-se de maneira mais eficiente nos meios urbanos, transpondo os obstáculos e se apropriando deles para a prática do parkour.

Flash Mob

Os Flash Mob são mobilizações rápidas que ocorrem repentinamente de modo espontâneo nos centros urbanos. Muitas vezes, os Flash Mob atuam como forma de manifestação política.

Deriva

Derivar é o ato de andar por um percurso aleatório, sem um destino de chegada definido. O praticante passa, então, a ter uma percepção diferente do espaço, já que, torna-se um corpo neutro sem objetividade em seu trajeto. 

Flâneur

O termo francês significa "caminhar". Flâneur é simplesmente andar observando e sentindo o espaço à sua volta como se estivesse afastado da realidade, tentanto imergir em outra percepção do espaço moderno e urbano.

Rolezinho

Iniciado em dezembro de 2013, os chamados "rolezinhos" são encontros marcados por adolescentes por meio de redes sociais, em shopping. Normalmente os grupos são caracterizados por jovens da periferia, o que provoca grande discriminação em relação ao movimento.


quinta-feira, 7 de julho de 2016

Objeto para corte em grupo

Elaboramos, em grupo, um objeto interativo no SketchUp para corte em impressora 3D. O objeto elaborado por meu grupo consiste em uma espécie de viseira, que impede a visão de um dos usuários, ligada a três latas na configuração de um "telefone sem-fio". Com isso, o objeto promove uma interação entre duas pessoas em que um é orientado auditivamente pelo outro, sem que possa se orientar pela visão.